Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (SEMAHT) realizou várias atividades em Conceição do Araguaia.
Recentemente, houve a entrega de kits de higiene e proteção, com material informativo para as famílias atendidas pelo Programa e o Projeto “Pintando e brincando”, com desenhos e pinturas para distrair as crianças, aumentar a socioafetividade, relaxamento e diminuir o estresse causado pelo isolamento social.
Por meio do CRAS Sul foi realizado o Projeto: “Vai Ficar Tudo Bem”, que contou com visitas aos idosos do SCFV, obedecendo às recomendações de uso dos EPI’s e distanciamento, entregando a estes idosos, kits de higiene e máscaras artesanais.
Também houve a distribuição de kits contendo materiais de limpeza, higiene e máscaras, além de alguns kits com gêneros alimentícios aos participantes do centro de convivência do idoso CCI no CRAS Norte.
No Creas, os trabalhos de acolhimento das pessoas em situação de rua continuam, com o encaminhamento ao abrigo provisório, a campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a disposição de ferramentas para realização de denúncias dos casos de violências domésticas e assistência às vítimas através de atendimento psicossocial.
Cadastro Único
Os atendimentos no Cadastro Único estão sendo realizados regularmente e os beneficiários que procuram o setor são atendidos no mesmo dia, conforme disponibilidade de horário e evitando aglomerações.
Não é necessário agendar, basta comparecer ao setor com a documentação de todos que moram na casa. Aqueles que não podem comparecer por dificuldade de locomoção, deficiência ou outra situação limitante são atendidos através de visita domiciliar, na qual a equipe se desloca até a residência para realizar o atendimento.
Para manter a segurança dos usuários e servidores diversas medidas foram adotadas: o uso de máscara é obrigatório, a área de espera é em ambiente aberto com distanciamento entre as pessoas, na sala de atendimento só entra uma pessoa por família. Além disso, foram instaladas divisórias de vidro nas mesas de atendimento e a equipe oferece álcool em gel antes e depois do atendimento.