Produtor aumenta em 36% a produção de leite com auxílio do Projeto Leite Araguaia

0

 

 

A Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC) está concluindo mais uma etapa do Projeto Leite Araguaia, que é uma iniciativa da Prefeitura de Conceição do Araguaia em parceria com a EMATER e tem como principal objetivo estimular a produção leiteira no município. Oferecendo novas tecnologias ao pequeno produtor que vão desde o melhoramento genético dos animais, ou seja, gerar animais saudáveis que produzam uma quantidade maior de leite e com padrão de excelência, até uma nutrição adequada do rebanho.

O melhoramento genético é apenas uma das etapas do processo para fazer com que os animais produzam mais leite. O passo seguinte é readequar a alimentação dos animais, por isso, em um primeiro momento, os técnicos da SEMAIC e EMATER fizeram a coleta de amostras de alimentos consumidos pelos animais que pertencem aos produtores que são acompanhados pelo Projeto Leite Araguaia e constatou-se que a alimentação dos mesmos era à base de pastagem, silagem de milho e concentrado. Em seguida os técnicos apresentaram e disponibilizaram para os produtores uma ferramenta tecnológica conhecida como Boviter.

O Boviter é uma ferramenta desenvolvida para gerenciamento de rebanho com precisão de cálculos, para a dieta e controle de nutrição das vacas em lactação. É de fácil utilização, inclusive para os produtores, com planilhas que permitem a automação de cálculos complexos para a dieta ideal, com o cruzamento das inúmeras variáveis, como peso dos animais e média de produção de leite.

O primeiro a fazer uso do Boviter, o senhor Paulo Sérgio, tem uma propriedade localizada na PA Primavera e utilizou o Boviter em 12 animais da raça Girolando.

Com a implantação da nova dieta houve um surpreendente aumento de 36% na média diária de produção de leite. O objetivo é chegar a 50%. A alimentação dos animais é feita com Silagem de Milho, Concentrado, Capim Mombaça e Zuri.

 

 

COMPARTILHAR:
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade