Três pecuaristas de Conceição do Araguaia, atendidos pela Prefeitura/Emater, deram início neste mês, à utilização da Fertilização in Vitro (FIV) nos rebanhos.
Esta iniciativa faz parte do Programa Leite Araguaia, implantado em 2019 pela Prefeitura/Emater, e visa trazer o acesso dessa tecnologia de ponta para a agricultura familiar do município.
Os pecuaristas participantes estão sendo capacitados pelas duas instituições, e os serviços especializados para a realização da nova técnica serão terceirizados para um laboratório particular.
O que é Fertilização in Vitro?
A Fertilização in Vitro é uma biotécnica que apressa em aproximadamente 10 anos e encurta em pelo menos três gerações a produção de bovinos geneticamente superiores, em termos de produtividade e de adequação ao ambiente.
Isso pode impactar em saltos consideráveis nos lucros das propriedades e também na qualidade do leite. A previsão é de que em dois ou três anos, os pecuaristas selecionados pelo Programa Leite Araguaia apresentem uma produção acima da média do município, dobrando dos atuais 7 litros por animal, para 15 litros por animal.