Prefeito recebe coordenadores da Emater e anuncia instalação do Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação e Pesquisa Aplicada

Nesta terça-feira, 31 de agosto, o prefeito Jair Martins recebeu em seu gabinete os coordenadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), para discutirem a construção e revitalização do Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação e Pesquisa Aplicada no município.

Trata-se de um espaço de 480 mil metros quadrados, originalmente de uma escola agrotécnica, que foi cedido à Emater pela Prefeitura. O local, que passará por revitalização e adequações para o funcionamento de outras atividades, será destinado ao desenvolvimento de pesquisas, voltadas à agricultura familiar e às capacitações de técnicos e agricultores.

O município será o primeiro da região sul do Pará e o segundo do Estado a receber a instalação de um laboratório de solos, que vai garantir aos produtores acesso à análise. Também haverá um viveiro, para que haja produção de mudas, incentivando principalmente a fruticultura.

A previsão é de que haja ainda, uma unidade de beneficiamento de leite, que possa pasteurizar o leite e também projetos de capacitações de manejo e genética.

Além do espaço para eventos e capacitações, com auditório, refeitório e cozinha, o local contará com um bloco de alojamentos, para que os produtores tenham onde ficar durante os períodos mais longos de capacitação. A previsão é de que as obras comecem ainda em setembro.

O investimento inicial feito pelo Governo do Estado do Pará é de aproximadamente R$1.500.000,00. “Além disso, temos o recurso para equipar o Centro, que junto com o aporte inicial chega ao valor total de cerca de R$ 2.600.000,00. Parte desse investimento foi adquirido com o Governo do Estado, através da intervenção do prefeito Jair Martins”, explica Leandro Santos Silva, Supervisor Regional da Emater.

“Queremos agradecer ao Governo do Estado do Pará por tudo que tem feito para o desenvolvimento do nosso Estado, em especial, ao Sul do Pará, nossa região de Conceição do Araguaia”, ressalta o prefeito Jair Martins.

O regional da Emater em Conceição do Araguaia atende aos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.