Saúde – Planejamento e Relatórios
Serviços de Saúde do Município
Lista dos medicamentos fornecidos
- Clique aqui para visualizar (Atualizado em 18/03/2025)
Como obter medicamentos de alto custo
Diferentemente dos remédios do Componente Básico da RENAME, no caso dos remédios de alto custo, referente aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é necessário se informar sobre esse serviço na unidade de saúde em que foi consultado ou onde obteve o laudo médico, pois apenas neles é possível realizar o pedido do medicamento, através da receita médica atualizada.
Ao se dirigir ao endereço indicado, no caso, a Unidade Dispensadora de Medicamentos Excepcionais (UDME), localizada na Rua: Dom Sebastião Thomás, Nº 60, antigo prédio da sucam, Bairro: Universitário, município de Conceição do Araguaia-PA, CEP: 68.540-000, no horário de funcionamento das 08:00h as 14:00h, deve-se procurar o farmacêutico responsável, de segunda a sexta-feira.
Documentos: É necessário portar alguns documentos para montagem do processo APAC a fim de adquirir o medicamento pleiteado como cópia do RG, o Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência atualizado, o formulário fornecido (LME) preenchido pelo médico e as duas vias da receita médica do medicamento de alto custo, e quando necessário exames laboratoriais e exames de imagem, a depender do PCDT de cada CID.
O laudo médico que solicita, avalia e autoriza os Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, em geral, é fornecido e preenchido pelo médico. Se ele não o fornecer, o formulário deve ser solicitado na unidade de saúde próxima ao local onde o paciente mora para que o médico preencha as informações necessárias.
O laudo detalhará a doença e seu tratamento, comprovando a necessidade em usar o medicamento prescrito. No relatório LME (com original e cópia), o médico informará o código da enfermidade que consta na Classificação Internacional de Doenças (CID), indicará o número de cadastro no Conselho Regional de Medicina, carimbará e assinará o nome completo.
Ao solicitar o medicamento, é importante pedir uma cópia do protocolo. O paciente será avisado por telefone, mensagem e/ou e-mail, sobre quando e onde retirar o medicamento, mas não existem prazos para a entrega, que pode ser feita na hora, em alguns dias ou em meses porque dependerá da disponibilidade do medicamento em estoque, ou seja, se o mesmo está padronizado no elenco da rede estadual ou se será necessário realização de licitação para aquisição e fornecimento da medicação.
O remédio de alto custo deve ser retirado mensalmente por três meses e sempre com uma nova receita médica. Após esse período, é necessário refazer a solicitação por mais três meses, repetindo todo o processo APAC.
Para medicamentos muito caros e para doenças raras, os pacientes passam por consultas, exames, confirmação da enfermidade e verificação de documentos pessoais.
Qualquer dúvida e mais informações, segue site: http://www.saude.pa.gov.
Outra dúvidas: Clique aqui e fale conosco