Saúde

Informações da Secretaria Municipal de Saúde

Plano Municipal de Saúde

Relatório de Gestão Anual de Saúde

Programação Anual de Saúde

Serviços de Saúde do Município

Lista dos medicamentos fornecidos

Como obter medicamentos de alto custo

Diferentemente dos remédios do Componente Básico da RENAME, no caso dos remédios de alto custo, referente aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é necessário se informar sobre esse serviço na unidade de saúde em que foi consultado ou onde obteve o laudo médico, pois apenas neles é possível realizar o pedido do medicamento, através da receita médica atualizada.

Ao se dirigir ao endereço indicado, no caso, a Unidade Dispensadora de Medicamentos Excepcionais (UDME), localizada na Rua: Dom Sebastião Thomás, Nº 60, antigo prédio da sucam, Bairro: Universitário, município de Conceição do Araguaia-PA, CEP: 68.540-000, no horário de funcionamento das 08:00h as 14:00h, deve-se procurar o farmacêutico responsável, de segunda a sexta-feira.

Documentos: É necessário portar alguns documentos para montagem do processo APAC a fim de adquirir o medicamento pleiteado como cópia do RG, o Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência atualizado, o formulário fornecido (LME) preenchido pelo médico e as duas vias da receita médica do medicamento de alto custo, e quando necessário exames laboratoriais e exames de imagem, a depender do PCDT de cada CID.

O laudo médico que solicita, avalia e autoriza os Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, em geral, é fornecido e preenchido pelo médico. Se ele não o fornecer, o formulário deve ser solicitado na unidade de saúde próxima ao local onde o paciente mora para que o médico preencha as informações necessárias.

O laudo detalhará a doença e seu tratamento, comprovando a necessidade em usar o medicamento prescrito. No relatório LME (com original e cópia), o médico informará o código da enfermidade que consta na Classificação Internacional de Doenças (CID), indicará o número de cadastro no Conselho Regional de Medicina, carimbará e assinará o nome completo.

Ao solicitar o medicamento, é importante pedir uma cópia do protocolo. O paciente será avisado por telefone, mensagem e/ou e-mail, sobre quando e onde retirar o medicamento, mas não existem prazos para a entrega, que pode ser feita na hora, em alguns dias ou em meses porque dependerá da disponibilidade do medicamento em estoque, ou seja, se o mesmo está padronizado no elenco da rede estadual ou se será necessário realização de licitação para aquisição e fornecimento da medicação.

O remédio de alto custo deve ser retirado mensalmente por três meses e sempre com uma nova receita médica.  Após esse período, é necessário refazer a solicitação por mais três meses, repetindo todo o processo APAC.

Para medicamentos muito caros e para doenças raras, os pacientes passam por consultas, exames, confirmação da enfermidade e verificação de documentos pessoais.

Qualquer dúvida e mais informações, segue site: http://www.saude.pa.gov.br/a-secretaria/diretorias/diretoriatecnica/deaf/ , onde consta informações em uma Cartilha de Orientação ao Usuário, fornecida pelo próprio governo do Estado do Pará e Departamento da Assistência Farmacêutica (DEAF), como por exemplo, os exames específicos conforme o PCDT de cada patologia.

Outra dúvidas: Clique aqui e fale conosco

Acessibilidade