Em visita à Emater, vice-prefeito confere mudas de cacau do Projeto Siafra

Na última quarta-feira (22.07), o vice-prefeito Pr. Rondiney de Oliveira Mundoco visitou o Viveiro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), para conferir as mudas das sementes de cacau, doadas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) de Tucumã.

De acordo com o acompanhamento do desenvolvimento das sementes plantadas, foi observada em análise técnica a evolução das mudas.

“Elas estão em média com oito centímetros de altura e mais de 60% já germinaram com sucesso, tendo ainda cerca de 40% que não emergiram na terra. Há nesse experimento em torno de 20 variedades de cacau e é normal que algumas apresentem essa lentidão no desenvolvimento. Nesta visita, vimos que 90% das sementes plantadas ainda estão vivas e que no momento certo, todas apresentarão resultados positivos”, avalia  Mundoco.

Segundo ele, as mudas que estão no viveiro da Emater pertencem às chácaras Labanca da região Berokã e Manacial da região Marrecas do Araguaia, uma parceria dessa importante instituição atendendo aos produtores que solicitaram o espaço. Dentre o grupo de 50 produtores que fazem parte do projeto Siafra, a maioria está desenvolvendo suas mudas na propriedade.

A Prefeitura, em parceria com o Senar realiza a capacitação dos produtores para que eles sejam orientados, não só quanto ao plantio, mas também sobre como sustentar o desenvolvimento da planta após sair do viveiro e fase adulta.

O plantio das mudas está previsto para o período chuvoso, entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021.